Com o desenvolvimento de projetos de arquitetura e o uso de diferentes materiais, os modelos de toldos apresentam novas possibilidades. Alguns, já tradicionais, seguem em alta, enquanto outros trazem inovação para a decoração e funcionalidade em qualquer lugar.
Conhecer os diferentes modelos disponíveis no mercado se torna mais importante. Afinal, cada opção tem características próprias, o que faz com que elas sejam usadas em diversos momentos e com finalidades específicas e variadas.
Naturalmente, cada um dos modelos de toldos tem seus prós e contras, e isso deve ser avaliado com cuidado ao pensar na aplicação. Além disso, a escolha por um fabricante experiente e qualificado faz toda a diferença na hora da compra.
Neste conteúdo, falamos sobre os diferentes modelos de toldos, os detalhes da sua fabricação e uso, além dos pontos positivos e negativos de cada um. Confira tudo, a seguir!
Toldos são bastante democráticos, funcionando bem em qualquer estilo e em diferentes propostas, seja em áreas pequenas, seja em grandes espaços. Dependendo da finalidade, por exemplo, comercial ou residencial, a estrutura que recebe a lona muda, o que configura os diferentes modelos de toldos existentes no mercado.
Por isso, os modelos não costumam ser muito versáteis, afinal, cada estrutura de funcionamento é pensada para uma finalidade. Assim, cada tipo pode apresentar vantagens e desvantagens que fazem com que sejam mais ou menos indicados para determinados projetos ou situações.
Conhecer melhor as caraterísticas e entender os pontos positivos e negativos de cada um é importante para fazer a escolha certa. Por isso, apresentamos, a seguir, os modelos mais comuns, seus principais prós e contras para que você possa entender melhor as indicações de uso e a estrutura de cada um deles. Confira.
O toldo fixo é um modelo mais restritivo e que se posiciona, geralmente, em grandes áreas, como salões, varandas, expansões de shoppings ou cobertura de grandes áreas abertas. Ele também pode servir para fachadas e janelas.
Esse tipo de toldo é sempre posicionado em uma estrutura metálica fixa, que não permite, por exemplo, recolher o toldo e usá-lo quando quiser. Por isso, é mais interessante para os locais em que se deseja obter uma cobertura permanente.
Geralmente, esse tipo de toldo é fabricado em lona acrílica ou em PVC. É uma opção muito resistente, que pode receber, até mesmo, o revestimento em tecido, em alumínio ou qualquer outro tipo de material especial desejado ou mais conveniente.
A resistência do toldo fixo vem como uma das suas grandes vantagens. Ele suporta bem a ação do sol, da chuva e do vento, o que faz com que tenha um custo-benefício bem atrativo, já que costuma ser mais barato em comparação com outros tipos de toldo, como os retráteis.
É possível optar pelo formato desejado para confeccionar um toldo fixo, o que aumenta sua versatilidade e aplicabilidade. Além disso, é uma boa opção para fazer a cobertura de espaços com grandes dimensões.
A desvantagem desse modelo é o fato de que ele não pode ser aberto e fechado, portanto, permanece como uma espécie de telhado. Dependendo do uso que se pretende para o toldo, essa característica pode reduzir as suas possibilidades de instalação.
O toldo pergola é retrátil, ou seja, em determinada área em que ele é posicionado, pode ser esticado ou recolhido sempre que for necessário. Assim, é possível usá-lo em espaços como quintais e varandas, aproveitando o sol ou se protegendo dele, além da chuva, da maneira que quiser.
Esse modelo de toldo funciona em uma estrutura de alumínio grande, com barras de sustentação verticais, formando um espaço no formato de quadrado. Ele também é encontrado com lonas em materiais como PVC ou acrílico, e seu visual é geralmente sanfonado, o que é fruto do seu funcionamento retrátil.
Como esse é um dos modelos de toldos que pode ser recolhido quando não estiver sendo usado, ele tem a vantagem de ocupar pouco espaço. É ideal para quem deseja ampliar uma área coberta sem comprometer espaços úteis.
Existe uma grande variedade de cores e materiais, além de trazer diversas possibilidades de medidas para adequar em qualquer ambiente. É possível optar pelo acionamento manual, feito por meio de manivela, ou então, pelo acionamento motorizado.
Existem, ainda, as tecnologias que podem ser agregadas, como sensor de chuva e de vento, que aciona o toldo de forma automática. Há, também, opções de regulagem de posição para abrir mais ou menos, dependendo da proteção que se deseja obter.
Dependendo do tamanho da área em que se pretende instalar a cobertura, esse tipo de toldo nem sempre vale a pena. Isso porque o seu custo é um pouco mais alto, então, nas áreas pequenas, pode ser mais viável optar por outros modelos.
Entre os modelos de toldos, talvez o capota seja o mais tradicional, principalmente, porque seu uso é muito comum em residências. Ele é praticamente uma alternativa focada em janelas, com sua estética bem característica. Em algumas lojas, também é utilizado na fachada, mais precisamente, posicionado acima da porta de entrada.
O toldo capota pode ser fabricado em formato arredondado ou retangular, dependendo do visual que se pretende. Isso porque ele é fixado em uma estrutura de alumínio comum a outros toldos, com as opções de lonas de PVC ou acrílica. Também pode ser recolhido ou aberto, de acordo com a necessidade do usuário.
Esse modelo tem a vantagem de também oferecer uma boa resistência, o que aumenta a sua durabilidade e o tempo de uso. Além disso, seu formato é personalizável e permite cobrir a largura de janelas e portas por inteiro, evitando a incidência do sol.
Sua cobertura lateral é muito boa e pode auxiliar na proteção contra o vento. Em ambientes comerciais, é uma alternativa para aumentar a visibilidade de mensagens para o público.
Apesar de o material ter uma boa durabilidade, na hora de recolher o toldo do tipo capota, a lona é dobrada, e isso pode fazer com que ela se desgaste mais rapidamente na região dessas dobras.
O modelo vertical é um dos mais diferenciados, justamente, porque sua proposta é funcionar como uma cortina, ou seja, ele só serve para vedar as janelas. Seu uso é comum para cobrir vitrines de lojas ou, até mesmo, para proteger varandas e áreas gourmet do sol e de fortes ventos, evitando que objetos sejam derrubados ou que a temperatura desses locais aumente.
Sua estrutura pode ser em alumínio ou em aço, montada para receber lonas em PVC, acrílica ou tela Solar Screen. É um modelo do tipo retrátil, que pode ser recolhido com facilidade. Conta com opções de regulagem para deixar mais ou menos estendido, conforme a necessidade do momento.
Como explicamos, esse é um tipo de toldo retrátil que permite escolher o melhor momento para ser utilizado. Ele forma uma cortina ou parede de proteção contra a incidência do sol para dentro do ambiente e protege contra a chuva. Dependendo do material escolhido, você tem a proteção sem reduzir a visibilidade nem a incidência de luz, como no caso do Super Cristal.
Uma das desvantagens do toldo vertical é a sua limitação de uso. Como explicamos, a aplicação é destinada para utilizar como uma espécie de cortina, então, não forma uma cobertura contra o sol, como outros modelos de toldo.
Além disso, uma vez que ele é fechado, bloqueia a ventilação do local. Outra desvantagem é que, para que o toldo permaneça aberto, ele precisa ser fixado no piso, o que em alguns casos, pode dificultar o seu manuseio.
Outra escolha muito recorrente, o toldo box é um modelo retrátil que contém uma caixa de proteção. Ele é comumente usado em estruturas residenciais, como em áreas gourmet, e na fachada de estabelecimentos.
O toldo box é discreto e sofisticado. Conta com um braço articulado que permite escolher a posição da lona da maneira que for mais conveniente. Sua estrutura é de alumínio extrudado e pode ser montado com lonas em PVC ou acrílica.
Seu nome tem explicação: quando recolhido completamente, o toldo fica escondido em um box, o que gera maior proteção para ele, aumentando sua vida útil.
A discrição do toldo box vem como uma grande vantagem para esse modelo, ideal para quem deseja alcançar a proteção de um toldo sem ter uma grande estrutura metálica montada em frente a sua janela, por exemplo. Além disso, o box que o acompanha garante a sua total proteção e, com isso, aumenta a vida útil.
Por se tratar de um modelo retrátil e que tem a proteção de um box, esse modelo de toldo costuma ter um custo mais elevado em comparação com outros modelos articulados. Por isso, nem sempre vale a pena em todos os projetos.
Ao redor do mundo, o toldo ponto reto é uma escolha comum para cobrir a fachada de lojas, já que tem uma estética charmosa e elegante. Ele forma um pequeno telhado fixo e, geralmente, recebe a marca de empresas e estabelecimentos estampada na parte superior.
É um dos modelos de toldos fixos, com uma estrutura de braços frontal que pode ser reclinada. Sua armação pode ser em alumínio ou aço e montado com lona em PVC ou acrílica. Permite a personalização do tamanho para espaços com diferentes dimensões.
A vantagem mais atrativa do toldo ponto reto é o seu custo. Isso faz com que ele esteja entre as opções preferidas, já que não é preciso ter um largo orçamento para garantir essa proteção na entrada da loja ou do escritório, por exemplo.
Além disso, a proteção contra a incidência da luz do sol e da chuva vem como uma vantagem, principalmente, no segundo caso, para garantir uma extensão de cobertura na parte externa.
Conforme explicamos, esse modelo de toldo é um tipo fixo, portanto, ele não pode ser recolhido, o que faz com que não seja recomendado para vãos. O seu formato reto garante uma proteção, principalmente, vertical, não apresentando uma grande eficiência para proteger contra a chuva ou mesmo o sol, quando na diagonal.
Por fim, o toldo articulado tem braços que permitem recolher ou estender a lona por toda a área. É ideal para usar, por exemplo, em áreas abertas de bares e restaurantes, cobrindo dimensões maiores.
Entre suas variações, o toldo articulado pode ser embutido ou fechado. Pode ter uma grande amplitude, que oferece uma cobertura e proteção maiores, tanto contra a incidência de sol quanto de chuva. A estrutura tem a opção de ser em alumínio ou em aço, e montada com lona em PVC ou acrílica.
Como possibilita cobrir áreas mais extensas, o toldo articulado tem a vantagem da diversidade de aplicações, permitindo uma capacidade de fabricação também ampla. Isso faz com que ele seja uma boa opção para muitos tipos de projetos.
O que é uma grande vantagem no toldo articulado, em algumas situações, pode se caracterizar como uma desvantagem. Isso por causa da sua dimensão mais ampla e por não contar com uma resistência muito grande em relação aos ventos.
Esse tipo de toldo é projetado para formar uma espécie de telhado, sendo sustentado apenas pelos braços. Sendo assim, quando os ventos estão acima de 38 km/h, o toldo precisa ser recolhido para que não sofra nenhum tipo de dano.
* Fonte : Lonas Sansuy
Comentários